O Paraná alcançou uma marca histórica na segurança pública: o número de homicídios dolosos caiu 29% entre janeiro e setembro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Os registros passaram de 1.214 para 865 casos, o menor número desde o início da série histórica em 2007.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (Sesp), a redução é resultado de ações baseadas nos “três is”, inteligência, integração e investimento, estratégia destacada pelo secretário Hudson Leôncio Teixeira. “A união entre as polícias Militar, Civil, Científica e Penal, aliada ao uso de tecnologia e novos equipamentos, tem feito a diferença”, afirmou.
Os dados do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) também mostram que 286 dos 399 municípios paranaenses registraram nenhum ou apenas um homicídio doloso neste período. Desse total, 197 cidades (49%) não tiveram nenhuma ocorrência do tipo.
Além dos homicídios, os índices de roubos e furtos também atingiram os menores patamares da história. Os roubos caíram 18%, e os furtos diminuíram 5% em relação a 2024. O número de feminicídios recuou 10% e os estupros, 18%.

Em contrapartida, as apreensões de drogas aumentaram 21%, com 434 toneladas de entorpecentes retiradas de circulação nos primeiros nove meses do ano.
O orçamento da Sesp também cresceu, passou de R$ 3,8 bilhões em 2019 para R$ 7 bilhões em 2025, permitindo investimentos em tecnologia, armamentos e novas viaturas. “A valorização dos profissionais e o fortalecimento das forças de segurança são pilares dessa conquista”, destacou o secretário.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar esta notícia!